A aparição, testemunhada por 50 mil pessoas,
ocorreu durante uma pregação num grande encontro de oração realizado
naquele país. Pe. Rufus, exorcista indiano, fora convidado para
fazer uma oração por aquele povo tão sofrido, sobretudo, para rogar
a graça da conversão, uma vez que o vudu é praticado intensamente
pela maioria da população.
Durante encontro na
Canção Nova em 2007, o sacerdote exorcista indiano Pe. Rufus Pereira
falou sobre uma extraordinária manifestação da Santíssima Virgem na
capital do Haiti (veja o vídeo logo abaixo). Ele próprio próprio foi
testemunha desse grande acontecimento. A aparição, testemunhada por
50 mil pessoas, ocorreu durante uma pregação sua num grande encontro
de oração realizado naquele país. Estavam presentes vários bispos e o
núncio apostólico. Para confirmar a presença de Deus, uma menina
cega de nascença foi curada quando tocou o local onde a Virgem
estava aparecendo. A criança imediatamente testemunhou: "Mamãe,
estou vendo a Virgem Maria ali".
E foi o que restou...como um sinal para o
mundo...
Um forte
terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti
às 16h53 do dia 12 de janeiro
O
Núncio Apostólico no Haiti, Dom Bernardito Auza,
informou que a capital deste país, Porto Príncipe, “está
totalmente devastada” e que sob os escombros se poderiam
encontrar-se “centenas de seminaristas e sacerdotes”.
Conforme assinala à agência vaticana Fides o Núncio
Apostólico no Haiti, o Arcebispo Bernardito Auza relatou
que “Porto Príncipe está totalmente devastada. A
Catedral, o Arcebispado, todas as grandes igrejas, todos
os seminários foram reduzidos a escombros”.
“A
mesma sorte ocorreu nos ministérios, no Palácio de
Governo, nas escolas”, acrescentou.
Dom Auza indicou também que “o Pároco da Catedral me
disse que o Arcebispo de Porto Príncipe (Dom Serge Miot)
teria morrido (L’Osservatore Romano confirmou o
falecimento) sob os escombros, junto a centenas de
seminaristas e sacerdotes que estão sob as ruínas”.
Geralmente, as cerimônias são realizadas no período
noturno. Fazem parte do ritual: bebidas de rum, frutas e
jarros de barros sangue,cádaver,cranios. As bebidas e
comidas são erguidas e oferecidas aos loas, para
invocá-los e entidades vudu. No intuito de alegrar essas
entidades, os voduístas lhes oferecem também sacrifícios
de aves, porcos, galinhas,
bodes e afins. Após as oferendas com danças, os loas
possuem os corpos de seus súditos. É interessante que
nas possessões os indivíduos não possuem consciência
daquilo que fazem e, conseqüentemente, não se lembram de
nada após o término do ritual.
As
serpentes também fazem parte de muitas cerimoniais no
vudu. No ritual chamado mambo, o réptil é retirado de um
cesto e posto bem próximo do rosto do Reidovudu que, ao
tocar no animal, recebe, supostamente, visão especial e
poderes sobrenaturais.
Segundo o vudu, os primeiros homens criados eram cegos e
foi justamente as serpente que conferiu visão à
espécie humana
Boneco vudu
Sem dúvida, o boneco vudu é o primeiro elemento que vem
à mente dos leigos quando se fala em voduísmo.Tal objeto
é empregado para invocar os poderes dos deuses do vudu e
recebe o nome de fetiche, que significa feitiço. O
fetiche é confeccionado por quem irá realizar o trabalho
de magia e, enquanto é feito, a pessoa tem de mentalizar
os objetivos que quer alcançar com o ritual e
“transmitir” sua energia ao boneco.
O fetiche deve ser feito com a semelhança anatômica de
uma pessoa: cabeça, tronco e membros.
Partes indispensáveis para a “eficácia” da magia são os
órgãos genitais masculinos ou femininos. O boneco
precisa ser batizado com o nome da pessoa que irá
representar e, geralmente, é feito de massa de modelar,
nunca de pano ou outro material.
Segundo o Reidovudu, tais bonecos são feitos para
realizar o bem, para se alcançar prosperidade e curas. O
que pessoa precisa fazer é perfurá-los com espetos ou
alfinetes.